FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE
NA MICROLINS E PELO MUNDO
Ligar ou reiniciar o computador pode trazer uma frustração quando ele já não é mais tão novo, já que o desempenho diminui e estas operações ficam cada vez mais lentas. Mas isso não quer dizer que seu computador está velho e precisa ser trocado, algumas configurações simples podem ser suficientes para resolver isso e a Microlins preparou uma lista explicando o que fazer quando seu computador não colabora na hora que você tem mais pressa.
Com o passar do tempo, os programas que você instala em seu computador ativam a função de serem inicializados logo quando o computador liga. E quando essa lista fica relativamente grande, isso pode atrasar bastante as coisas. Para resolver isso, você deve:
1) Clicar com o botão direito na barra de tarefas, localizado no rodapé da tela e selecionar a opção “Gerenciador de Tarefas”.
2) Na janela aberta, expanda as opções clicando em “Mais detalhes”.
3) Agora, vá para a aba “Inicializar”.
4) Nessa aba, escolha os programas que não precisam ser inicializados com o computador e clique com o botão direito, selecionando “Desabilitar” logo em seguida.
Querendo ou não, manter uma grande quantidade de lixo dentro do seu disco rígido pode atrasar a inicialização do Windows, por mais que esses programas ou arquivos não inicializem junto com ele. Para fazer isso, vasculhe todas as pastas do seu computador e jogue tudo que é inútil fora, tanto programas quanto arquivos.
Talvez essa seja o procedimento mais impactante para a inicialização de um computador. Trocar seu HD comum por um SSD vai trazer uma rapidez notável na hora de ligar sua máquina, e isso se deve à sua velocidade de leitura altíssima. Eles são bem mais caros que os HDs, já que é possível comprar um HD de 1 TB pelo mesmo preço de um SSD de 250 GB. Cabe pesar os benefícios de uma aquisição do tipo.
Dependendo do seu perfil de usuário, a quantidade de memória RAM no seu computador pode não ser suficiente para os programas que você deseja que inicializem com o Windows. Para isso, vale a pena pesquisar se colocar mais alguns pentes de memória seria algo bem aproveitado no modelo do seu computador.
Com o passar do tempo, com alterações e novas inserções de arquivos e programas no seu HD, as coisas ficam um tanto misturadas dentro dele e isso atrasa bastante qualquer leitura que ele tente fazer. Por exemplo, é como se você anotasse as matérias da escola à medida que tivesse as aulas, com páginas de Português, História e Matemática todas misturadas. Pense só, caso você precise achar algo, demorará bem mais em relação a um caderno separado por matérias, certo?
E é mais ou menos isso que o desfragmentador faz, ele junta os elementos de um programa ou arquivo para que não fiquem espalhados, facilitando sua leitura e, consequentemente, inicializando mais rápido. Para desfragmentar seu HD, você deve:
1) Digite “Desfragmentar” na barra de busca do Windows 10 e selecione “Desfragmentar e Otimizar Unidades”.
2) Selecione o HD que deseja desfragmentar e clique em “Otimizar”.
Caso você tenha seguido algum desses passos, com certeza haverá uma melhora no tempo de inicialização, mas não há milagres. O hardware sempre será o maior empecilho nesse caso e algumas vezes é necessário trocar algumas peças do seu computador. E se você não está muito familiarizado com a instalação de um SSD ou de memória RAM, por exemplo, é uma boa ideia levar a uma assistência técnica para realizar o serviço.
Acelere sua carreira! Confira os cursos de informática da Microlins e dê o primeiro passo rumo ao sucesso profissional!