Veja ótimos exemplos de metas pessoais e profissionais

Metas pessoais e profissionais podem caminhar lado a lado já que, no âmbito pessoal, cada indivíduo irá pensar em metas para atingir objetivos de vida de um modo geral.

Por isso, neste artigo, falaremos de metas que abrangem tanto vida pessoal quanto profissional, sugerindo que haja uma conexão entre elas.

 

Por que definir metas?

Definir metas é ter uma visão de futuro que aperfeiçoa o desempenho do indivíduo e aumenta sua produtividade. Sendo assim, é importante que as metas sejam sinceras e alinhadas aos sonhos, objetivos e planos de cada pessoa.

 

Para orientar sua leitura

Uma dica importante sobre a leitura deste artigo é considerar que, quando citarmos o ato de investir algo, não estamos falando apenas de empenhar recurso financeiro. Todos nós investimos mais que dinheiro em nossas metas, investimos nosso tempo, nossa atenção, nosso foco. Esta é uma dica bônus para começar.

  1. Fazer a gestão do seu tempo.

Em tempos de excesso de informação e redes sociais, ouve-se muito falar da dificuldade que as pessoas têm com a gestão do tempo, mas este é um problema que já existia antes mesmo do advento da internet – ainda que ele tenha sido potencializado com a chegada dela.

Gerir o tempo como meta de vida facilita na hora de otimizar o dia e estipular outras metas alinhadas com os objetivos.

  1. 2.               Desenvolver inteligência emocional. 

Esta é uma meta que requer um desejo claro de mudança. Inteligência emocional precisa ser aprendida e pode ser estratégico contar com ajuda profissional para alcança-la.

Inteligência emocional está relacionada ao autoconhecimento e a terapia com psicólogos ajuda a obtê-lo. Desta forma, colocar uma meta de desenvolvimento de inteligência emocional requer um investimento em profissionais especializados.

É uma meta voltada a cultivar a resiliência ajudando a superar desafios e resolver problemas.

  1. 3.               Conhecer novas pessoas.

E aqui, cabe tanto expandir o networking quanto fazer novas amizades, ou até mesmo se abrir a diálogos com desconhecidos que estejam dispostos a trocas rápidas. Conversas despretensiosas também podem ampliar a visão de mundo.

O que não quer dizer que encontros pensados com pessoas estratégicas devam ser descartados. O segredo é valorizar cada encontro e estar aberto as possíveis transformações. 

  1. 4.               Construir uma marca pessoal. 

Cada indivíduo comunica algo com suas atitudes, com seu modo de se vestir, pela forma como se posiciona e pelas bandeiras que levanta. Tudo que fazemos expressa algo a nosso respeito.

Entender como quer ser visto e percebido pelas pessoas ajuda muito a construir uma marca pessoal, ou seja, a fixar na mente do outro a imagem que deseja passar.

Não há nada de errado em ser estratégico ao se mostrar para o mundo, pelo contrário, facilita a conexão com pessoas que serão importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

  1. 5.               Exercitar a criatividade

Há quem não se considere criativo. O segredo da criatividade é exercitá-la ampliando o repertório de referências.

Hoje em dia, com as redes sociais e toda tecnologia que temos na palma da mão é possível se conectar a inúmeros criadores. A sugestão para burlar o bloqueio criativo é busca novos conteúdo que você considera inspirador e se envolver com ele, mas não é para ficar somente olhando para a tela. Sair de casa, caminhar, olhar o mundo com olhos criativos permite encantar-se com o cotidiano.

  1. 6.               Aprender coisas novas. 

Falar de criatividade nos leva para a próxima dica que é: aprender algo novo. O exercício da criatividade desperta nas pessoas novas paixões. Você pode ter um novo hobby, criar algo no zero, desenvolver novas paixões, se interessar por assuntos nunca visto antes. Aprender algo novo é fundamental para alcançar novas metas. 

  1. 7.               Ser proativo.

Nem todo mundo é proativo naturalmente, algumas pessoas são e muito, mas para outras pode ser até um desafio. Mais uma vez, vamos pensar que as metas existem para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, sendo assim, dá para desenvolver.

Ser proativo vai além de aparências, não é para chamar atenção do supervisor, mas sim trazer maior produtividade para o seu dia e suas ações, conseguindo assim conciliar novos desafios.

Sendo proativo o indivíduo consegue antecipar possíveis desafios e estruturar soluções.

  1. 8.               Apoiar mudanças

Há quem seja completamente fluido por natureza e tenha a palavra mudança como um objetivo, mas também há quem resista a elas.

 

Se há muita resistência em mudar há também um sofrimento desnecessário. As mudanças fazem parte da vida e iniciar e fechar ciclos é muito interessante. No ambiente de trabalho costuma ser ainda mais desafiador, mas rever essa postura e passar a apoiar as mudanças que costumam acontecer, vai trazer benefícios imediatos para a saúde mental e profissional do indivíduo.

  1. 9.               Trabalhar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

Fazer o levantamento e ter clareza dos aspectos que precisam ser aprimorados e dos que podem ser potencializados irá fortalecer as perspectivas de vida, seja no pessoal ou no profissional.

Este é um bom exercício para aumentar a autoconfiança e proporcionar coragem para enfrentar desafios.

  1. 10.            Aprofundar o conhecimento na área de atuação.

Aprender coisas novas é ótimo, mas aprofundar-se no que já é conhecido fortalece, principalmente, o lado profissional. Por isso, nunca pare de estudar sobre a sua área de atuação, isso faz com que a pessoa esteja antenada no que acontece no mercado de trabalho do ramo que atua.

Investir em qualificação aproxima você das suas metas profissionais. Conheça nossos cursos e as múltiplas opções que temos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.