Informática

Categorias
  1. Truques do Word que você precisa conhecer

    Truques do Word que você precisa conhecer

    Considerado um dos editores de texto mais utilizados, o Word integra a seleção de softwares oferecidos pelo Pacote Office, da Microsoft. O programa traz uma gama completa de recursos em um layout simples e intuitivo, proporcionando não só a personalização dos seus arquivos, mas também alguns truques capazes de otimizar o seu dia a dia. Para ajudar você a conhecer alguns desses macetes, listamos aqui aqueles que são bem simples, mas podem fazer muita diferença na sua rotina. Acompanhe!

    Traduza textos

    Você sabia que é possível traduzir um texto diretamente no Word? Com o trecho selecionado, vá até a guia Revisão, selecione a opção Traduzir e escolha o idioma. Pronto! A tradução irá aparecer no navegador. Vale ressaltar que esta ferramenta também pode ser usada com trechos curtos ou mesmo palavras soltas.

    Não se preocupe com erros

    O software também

    Leia mais »
  2. Funções do Pacote Office que o tornam essencial para o mercado de trabalho

    Funções do Pacote Office que o tornam essencial para o mercado de trabalho

    Diante da informatização das empresas e da busca pela otimização de tempo, os conhecimentos avançados do Pacote Office são atualmente necessários para um bom posicionamento no mercado de trabalho. Para muitos empregadores, o domínio dessas ferramentas configuram um diferencial, uma vez que tais profissionais são considerados mais produtivos e capazes de lidar com tarefas mais complexas.

    O Pacote Office é uma suíte de softwares produzida pela gigante norte-americana Microsoft. Entre seus programas, reúne aqueles extremamente úteis para aplicar fórmulas complexas em planilhas, produzir e formatar textos diversos e montar boas apresentações gráficas em slides digitais.

    Para ajudar você a entender melhor os benefícios de tais ferramentas, nós organizamos as principais funções de cada um dos principais programas que integram o Office. Acompanhe!

    Microsoft Office Word

    Leia mais »
  3. Como fazer uma citação nas normas da ABNT no Word?

    Como fazer uma citação nas normas da ABNT no Word?

    Para elaborar qualquer tipo de trabalho, como um TCC, uma monografia, um artigo científico ou qualquer outra segmentação de trabalhos acadêmicos, é necessário dedicação. é de extrema importância que o autor do projeto esteja atento em seguir as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mesmo que as regras da ABNT possam parecer um desafio para os estudantes, é possível se adequar a elas de maneira bem simples.

    Um dos passos essenciais para quem deseja se adequar aos critérios estabelecidos pela Associação, é dar crédito aos autores que serviram de embasamento teórico para o seu trabalho. Esse processo, também conhecido como citação, não possui muitos segredos. é preciso configurar alguns itens no Word e ficar atento para cumpri-las . Aprenda como fazer citações corretamente seguindo os padrões ABNT:

    Citação direta

    Também conhecida como citação textual, esse tipo de referência pode ser divi

    Leia mais »
  4. As fórmulas de Excel que poderão aparecer no seu teste na entrevista de emprego

    As fórmulas de Excel que poderão aparecer no seu teste na entrevista de emprego

    Atualmente a maior parte das empresas exige o conhecimento de Excel. Seja pela questão financeira, logística ou pelo simples controle de informações que o programa oferece, é de extrema importância ter o conhecimento dessa ferramenta.

    Se você está à procura da tão sonhada vaga de emprego e quer estar preparado para superar todos os desafios, este é o post ideal! Confira quais são as fórmulas que poderão aparecer na sua entrevista de emprego e esteja preparado para elas.

    Soma

    A operação de soma é uma das mais básicas que compõem o Excel. Por essa razão, ela é imprescindível para as entrevistas de emprego que requerem o uso do programa. Efetuar o cálculo é bem simples: para somar o valor presente em diferentes células é só escrever “=soma“ e selecionar as células que deseja que sejam somadas.

    Para selecionar várias células de uma vez, você precisa apenas clicar na primeira delas, se

    Leia mais »
  5. Como trabalhar com planilhas diferentes no Excel

    Como trabalhar com planilhas diferentes no Excel

    Trabalhar com muitos dados no Excel exige bastante organização e muitas vezes é necessário dividi-los entre diferentes planilhas para não nos perdemos no mar de células com diversos valores, não é mesmo? Muita gente não sabe, mas é possível relacionar duas planilhas diferentes, o que facilita muito as coisas na hora de usar o software. Vamos aprender como fazer isso!

    Trabalhando com mais de uma planilha no Excel

    Vamos utilizar um exemplo com duas planilhas para aprender a fazer isso:

    As duas tabelas de preços estão em planilhas diferentes, chamadas de “Planilha1” e “Pla

    Leia mais »
  6. Por que o Excel é tão importante no mercado de trabalho?

    Por que o Excel é tão importante no mercado de trabalho?

    O Excel é uma das ferramentas mais versáteis da Microsoft e permite que empresas e pessoas do mundo todo automatizem grande parte do seu trabalho, mantendo-se organizadas e aumentando muito sua produtividade. Esses e outros motivos fazem do Excel um pré-requisito em praticamente todas as áreas do mercado de trabalho, então vamos entender um pouco melhor por que isso acontece!

    Finanças no Excel

    Todas as empresas e até mesmo organizações públicas precisam de um setor financeiro ativo e operacional. Cuidar de transações, pagamentos e recebimentos é importantíssimo e requer muita organização. O Excel é a ferramenta ideal para esse tipo de trabalho, já que consegue lidar com valores monetários e possibilita a visualização de gráficos de todos os tipos.

    “O Excel é utilizado no setor financeiro de empresas de todos os portes. é possível elaborar um fluxo de caixa completo, disponibilizando planilhas ou colunas de entrada, saídas, lucro b

    Leia mais »
  7. Como usar a função SE no Excel

    Como usar a função SE no Excel

    O Excel não seria o que é sem uma das mais importantes funcionalidades do software: a função SE. Ela permite fazer comparações e usar lógica de programação para automatizar suas planilhas e facilitar ainda mais seu dia a dia. E usá-la é bem mais fácil do que parece, então vamos aprender!

    O que é a função SE do Excel?

    A função SE é uma função comparativa equivalente ao termo de programação “If”, e serve para estabelecer parâmetros lógicos entre valores. Vamos supor que nós queremos verificar se uma célula que contém o valor extra de um produto após a adição de juros ultrapassa determinado limite ou não. Para fazer isso, podemos dizer para o Excel as seguintes coisas:

    SE o número contido na célula que contém o valor extra do produto após a adição de juros tiver um valor maior que R$200,00, escreva “Ultrapassa o valor máximo” nessa célu

    Leia mais »
  8. Como fazer um organograma no Excel

    Como fazer um organograma no Excel

    O Excel é um programa versátil e muito útil no mercado de trabalho. Com ele, você poderá trabalhar dados, planilhas e gráficos de forma simples. No post de hoje, a Microlins ensina a criar um organograma, ou seja, um gráfico da estrutura hierárquica de uma organização, com a ferramenta SmartArt, oferecida pelo Excel. Confira o passo a passo:

    1 – Para uma melhor exibição do organograma, o ideal é ocultar as Linhas de Grade e deixar o fundo em branco. Para isso, vá na guia “Exibir” e desmarque a caixa “Linhas de Grade”.

    2 – Em seguida, para inserir o SmartArt, vá na guia &l

    Leia mais »
  9. Como recuperar arquivos não salvos no Word

    Como recuperar arquivos não salvos no Word

    Sabe quando você está trabalhando em um arquivo muito importante, que exigiu muita dedicação e tempo, e, de repente, acaba a energia ou seu notebook fica sem bateria? Só de pensar que todo o trabalho pode ter sido perdido já é desesperador. Mas não se preocupe, há uma solução!

    Todos os programas do pacote Office possuem um recurso que salva automaticamente o arquivo a cada 10 minutos. Neste post, a Microlins ensina você a usar esse recurso e recuperar seus arquivos de forma simples.

    Recuperação automática

    Se você tiver um problema e fechar inesperadamente o programa, pode ser que, ao abrir novamente o Word, apareça a seguinte janela:

    Se ela aparecer, você verá a mensagem sugerindo que você salve o arqu

    Leia mais »
  10. Como fazer arredondamento no Excel

    Como fazer arredondamento no Excel

    O Excel é uma ferramenta ótima para trabalhar cálculos. Entretanto, ao trabalharmos com números, é comum aparecerem resultados com muitas casas decimais, o que nem sempre é o que precisamos.

    Geralmente, arredondamos os valores para cima ou para baixo, dependendo do decimal que queremos conservar. No post de hoje, a Microlins ensina para você algumas formas de arredondamento facilitadas pelo Excel. Confira!

    Arredondar usando um atalho

    Se seu objetivo for apenas diminuir de forma rápida e prática o número de casas decimais exibidas, pode usar os botões “Aumentar/Diminuir as casas decimais”, localizados na guia “Números”, em “Página Inicial”.

    No exemplo abaixo, inserimos o número 3,87, um val

    Leia mais »
Página