A importância da informática na atualidade e no mercado de trabalho

É muito claro que a internet, hoje em dia, se tornou peça-chave para qualquer modo de vida, pois tudo o que fazemos precisa dela. Tudo acontece de maneira muito rápida e cada vez mais o mundo que conhecemos vai se tornando mais tecnológico e que demanda as mínimas habilidades digitais.

 

As pessoas podem acabar usando esses modernos recursos da tecnologia e da informática para se alienar, mas a verdade é que essas duas coisas são ótimas aliadas para quem quer se destacar no mercado de trabalho e também desenvolver melhor as próprias competências e habilidades.

 

As habilidades digitais não se tratam mais apenas sobre como usar um smartphone ou fazer uma apresentação no powerpoint – embora essas sejam coisas essenciais também para quem pretende ingressar no mundo profissional com várias habilidades afiadas.

 

A tecnologia e a informática têm muito mais a ver também como essas competências são expressadas para o mercado de trabalho. Então, para entender melhor essa necessidade, continue a leitura!

 

Tecnologia e informática são a mesma coisa?

Essa é uma dúvida comum de muita gente, afinal, uma coisa é totalmente relacionada à outra, não é?

 

A verdade é que tecnologia e informática são coisas diferentes. Enquanto a tecnologia se trata de um método ou recurso utilizado para atender alguma demanda, a informática é relacionada aos projetos em si, sobre as metodologias utilizadas e processos envolvidos.

 

Para clarear as ideias, vamos dar um exemplo de cada conceito.

 

Podemos considerar que os sistemas de nuvem, que armazenam nossos dados de maneira segura e que podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivo móvel, contanto que você tenha o login – e-mail e senha –, são considerados tecnologias, pois tecnologia se trata de tudo aquilo que precisa atender alguma demanda, alguma solicitação, alguma necessidade das pessoas.

 

Já para definir informática, vamos falar do temido Excel, que é pesadelo de quem não sabe mexer com tabelas, fórmulas e formatação de dados. A ferramenta de tabelas é considerada uma ferramenta de informática, pois agiliza processos e etapas, ainda influenciando positivamente no mercado de trabalho.

 

Então, ter habilidades digitais envolve entender um pouco de tecnologia e também de informática, pois as duas coisas atuam de maneira conjunta.

 

Deu para entender um pouquinho a diferença delas? Esperamos que sim! Pois cada uma tem sua função e seu papel dentro do mercado de trabalho, influenciando na sua carreira.

 

Mercado de trabalho e vagas que exigem habilidades digitais

E as empresas querem sempre pessoas antenadas com as tendências da atualidade, inclusive que entendam e saibam como mexer com as novas tecnologias que envolvam conhecimentos em informática.

 

Os recrutadores valorizam pessoas que possuam cursos complementares e demonstrem o interesse em aprender coisas novas, pois isso deixa claro também que aquela pessoa poderá dar o seu melhor para a empresa e ainda utilizar todas as suas habilidades digitais para atingir os resultados esperados.

 

Como tudo existe em sua “versão virtual”, a informática e a tecnologia não deixarão de ser uma habilidade ultrapassada, muito pelo contrário: são essenciais e até exigidas cada vez mais!

 

Existem áreas do mercado de trabalho que exigem conhecimentos específicos e habilidades digitais, seja para atuar com algum sistema especial ou para lidar com alguma parcela de clientes voltada para essa área. Ou seja, você não precisa atuar apenas na área da tecnologia e informática para que precise entender esses conceitos e saber como usá-los para a sua rotina profissional.

 

Então, investir em sua qualificação para melhorar as habilidades digitais é sempre uma boa! Por isso, a Faculdade Microlins oferece cursos nas áreas de informática e tecnologia, ministrando cada aula com qualidade e equipe qualificada!

 

Conheça nossos cursos e qualifique-se ainda mais para deixar o currículo poderoso, se destacar no mercado de trabalho e ocupar aquela vaga que você sempre sonhou!