Objetivo profissional: dicas e exemplos de como escrever o seu

O grande objetivo de um currículo é conseguir destacar as habilidades e competências do profissional, deixando-o em evidência no meio dos outros CV, que estão concorrendo a mesma vaga que você. Não existe uma forma correta de montar o seu currículo, o que você precisa é fazer com que ele seja desejado pelos recrutadores. 

Este é o primeiro contato que a empresa tem com você, por isso, você tem que indicar qual é o seu objetivo profissional logo no começo. 

 

O que é o objetivo profissional de um currículo?

O objetivo profissional é um curto texto que deixa claro qual o cargo ou posição que você pretende atuar dentro da empresa. O RH analisa milhares de currículos diariamente, por isso, quanto mais completo estiver as informações no seu documento, maior será os interessados por ele. 

Quando o recrutador recebe o currículo, o objetivo profissional é uma das primeiras informações as serem checadas, é através dele que o RH verificar se você é compatível com a vaga ou não.

 

Objetivo profissional para o primeiro emprego.

Fazer o primeiro currículo nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, caso seja o seu primeiro emprego e você não tenha uma experiência profissional, use o objetivo para expor em qual área você gostaria de trabalhar, desta forma você deixará o seu CV mais certeiro. 

Outra dica para quem está entrando agora no mercado de trabalho é destacar os cursos que você tem e sua formação acadêmica, essa também é uma forma de chamar a atenção do recrutador. 

 

Para cada currículo um objetivo diferente. 

Quando você tem uma formação ampla, bons conhecimentos e experiência em mais de uma área é importante fazer mais de um currículo, desta forma você consegue direcionar melhor o seu objetivo. Por exemplo, você é formado em marketing e já atuou na área como analista de marketing, e com comunicação interna, ao se candidatar para novas vagas você deve ser direto, por isso cada objetivo deve corresponder a uma área/vaga especifica. 

 

Exemplos de objetivo 

O ideal é que você consiga ser direto e sucinto, se você já tem experiência profissional não tem segredo nenhum em mostrar qual é o seu foco dentro da área. Não seja prolixo, e nem coloque dois objetivos em um CV, isso mostra indecisão ao recrutador. 

Exemplos de objetivo para quem já tem experiência: 

 

  • Redator publicitário;
  • Programador web;
  • Analista contábil;
  • Consultor comercial. 

 

Uma dica bônus é ficar atento a nomenclatura que a empresa dá a vaga, assim você não comete o erro de se candidatar em processos que não são o seu perfil. 

 Caso você não tenha um cargo defido ou falte experiência em seu CV, não seja tão específico, sendo assim, preencha o objetivo desta forma: 

 

  • Departamento de recursos humanos; 
  • Área financeira; 
  • Marketing e vendas; 
  • Administração;
  • Desejo de atuar na área comercial;
  • Em busca da minha primeira experiência em vendas. 

 

Curtiu essas dicas? Então que tal dar um upgrade no seu currículo com os cursos da Microlins? São diversos cursos gratuitos e pagos, online e presencial, para que você adquira mais conhecimento e seja um profissional disputado no mercado de trabalho. Acesse nosso site e escolha tudo o que puder para seu currículo ser impecável.