:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

26 de maio de 2016 • 16h40 • atualizada 26 de maio de 2016
Dicas para fazer boas redações em entrevistas de emprego

Dicas para fazer boas redações em entrevistas de emprego

Entrevista de emprego

Você é chamado para uma entrevista de emprego e se prepara antes, busca informações importantes sobre a empresa, estuda como se comportar em uma entrevista de emprego, tem perguntas e respostas que podem ser feitas a você na ponta da língua e procura ser o mais natural e seguro possível. Mas e se o recrutador pedir para que você faça uma redação como parte da seleção? Apesar de você ter se organizado da melhor maneira possível, se você não estiver preparado para tirar mais esta etapa de letra, a tensão e o nervosismo podem colocar toda sua entrevista em risco.

A Microlins quer te ajudar a conquistar o emprego dos sonhos, por isso, é muito importante você se preparar ao escrever uma redação em uma entrevista de emprego. Confira nossas dicas:

Tire todas as dúvidas antes de começar

Não fique com receio de perguntar coisas que você não sabe e que podem influenciar em seu resultado. Por exemplo, é válido saber quanto tempo você terá para fazer a redação, qual o mínimo e máximo de linhas que podem ser utilizadas, se ela deve ser feita somente à caneta, se pode utilizar um rascunho e outras questões relacionadas ao tema. Se o tema for livre, prefira temas técnicos pertinentes à entrevista para conseguir mostrar seu conhecimento sobre o trabalho.

Muita calma nessa hora

Nessas horas, o nervosismo é inevitável. Pode acontecer de você querer escrever tudo que vier à cabeça, fazendo seu texto ficar um pouco confuso no final. Tire alguns minutos antes de escrever e trace uma linha de raciocínio com início, meio e fim. Se puder utilizar um rascunho, escreva tudo que é válido citar para não esquecer ou se perder do tema. Uma redação sucinta e bem estruturada, com pontos que ligam-se entre si, fica bem mais interessante de ler do que uma com ideias soltas.

Seja simples, porém original e criativo

Não use palavras que não sabe realmente o significado ou que fique confuso de interpretar no seu texto apenas para demonstrar que tem um vocabulário rico. É menos arriscado utilizar uma linguagem simples e ser totalmente compreendido do que tornar sua redação imprecisa. Tente não fazer a simples “receita de bolo”, use sua criatividade para fazer com que o recrutador tenha vontade de ler seu texto. Fuja do normal e com certeza será um destaque nessa etapa.

Escreva sobre uma vivência

É interessante mostrar ao recrutador alguma situação profissional que aconteceu com você e o que fez para conseguir superá-la. Caso não tenha ainda vivenciado nenhuma experiência, conte suas impressões sobre alguma que ouviu ou viu, mas deixe claro que foi uma situação que não aconteceu com você. A motivação é uma característica valorizada em todas as atividades profissionais, então mostre que você a tem de sobra.

Fique atento ao português

Verifique a ortografia, concordância e gramática da sua redação. O português correto é quesito obrigatório em uma entrevista de emprego. Preste bastante atenção e evite gírias ou abreviações, elas não são bem vistas pelos recrutadores.

Seja caprichoso

Se você não tem uma letra muito bonita, não precisa forjar uma nova, ela vai parecer falsa aos olhos do recrutador. Apenas tente escrevê-la com mais calma para que ela seja legível. Algumas seleções utilizam métodos de grafologia, técnica que permite definir traços da personalidade por meio da escrita.

Atente-se aos detalhes

Lembre-se sempre de revisar sua redação antes de entregá-la e assine seu nome completo no final. Leia o texto baixo para conseguir identificar facilmente seus erros. Para que não cometa falhas básicas, vale a pena sempre treinar em casa uma média de duas redações por tema, analisar onde errou e buscar opiniões com outras pessoas sobre a linha de raciocínio que você utilizou.

Tema mais pedido

Um dos temas mais aplicados é o “quem sou eu”. Imagine que você pudesse observar você como outra pessoa e reforce suas características que tem mais afinidade com a vaga. Neste caso, é sempre interessante escrever sobre um assunto no qual se tem bom domínio ou ainda fazer um resumo da sua história profissional ou objetivos e metas para o futuro.

Se interessou? A Microlins te ajuda a tornar-se um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar e-mails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning