:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

13 de fevereiro de 2017 • 14h24 • atualizada 13 de fevereiro de 2017
Frases que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego

Frases que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento que você tem parar mostrar quem é, de forma que o recrutador entenda se você se encaixa ou não no perfil de funcionário da empresa. Mas muita gente acaba não entendendo muito bem as implicações que isso traz.

Alguns se sentem muito confortáveis e dizem coisas inadequadas, outros ficam muito inseguros e tentam se fazer parecer profissionais fantásticos. Para evitar isso, a Microlins preparou uma lista de coisas para você evitar falar durante sua entrevista, confira!

“Me imagino como diretor dessa empresa”

“Onde você se imagina daqui a 10 anos?” é uma pergunta perigosa, e se você for um sonhador, pode acabar parecendo pretencioso, por mais que não seja essa sua intenção ao respondê-la. Dizer “me imagino como presidente dessa empresa” ou “me imagino tendo um cargo muito elevado e tendo uma casa enorme” não é uma boa ideia.

E tudo bem se você sonha com isso tudo, mas deve lembrar-se que os interesses do recrutador e da empresa ao contratar você estão em jogo, não somente os seus. Procure responder essa pergunta levando em conta como você deseja evoluir profissionalmente, enfatizando o acúmulo de conhecimento e habilidades.

Dizer “me vejo com um MBA completo, fluente em mais um idioma e com habilidades de venda mais apuradas” é uma ótima opção caso esteja concorrendo a uma vaga de vendedor, por exemplo. Mostrar para o recrutador como você pode aumentar seu valor ao longo do tempo é o objetivo ao responder essa pergunta.

“Eu não gosto muito da área, só quero o dinheiro”

Dificilmente as pessoas começam trabalhando nas áreas que desejam. Normalmente passamos por várias etapas profissionais em que precisamos trabalhar em áreas que não são exatamente ideais, mas que nos ajudam a trilhar nosso caminho rumo ao nosso objetivo profissional.

Perguntas como “por que você quer trabalhar aqui?” podem gerar respostas como “eu preciso do dinheiro, na verdade almejo outra área”, que são bastante mal vistas por recrutadores, pois podem soar como falta de compromisso. Caímos novamente em uma resposta que tem mais a ver com o candidato do que com a empresa envolvida.

Entretanto, você também não deve mentir sobre seus interesses profissionais. Dizer que gosta muito da área não é uma boa ideia e pode ser desmascarado rapidamente. Tente focar sua resposta nos benefícios que o cargo envolvido pode trazer para sua vida profissional.

“Sou perfeccionista”

Não responda a pergunta “qual seu maior defeito?” usando essa frase, nunca. Esse é um clichê bastante comum, todos os recrutadores escutam diversas vezes. Além de ser um chavão fraco, dizer que é perfeccionista é apenas uma evasão do peso de se falar sobre algo negativo sobre você mesmo, e isso pode ser bastante mal visto por recrutadores.

A melhor maneira de se responder essa pergunta é realmente dizer algo que já atrapalhou você durante o trabalho em algum momento, e logo em seguida mostrar certa proatividade para melhorar. Por exemplo, se você está disputando uma vaga de vendedor, mas tem uma dicção ruim quando fica nervoso, é só dizer isso e complementar falando sobre como se prepara ainda mais para ficar mais relaxado e conseguir se controlar.

“Eu preciso do emprego, pois tenho contas a pagar”

Essa definitivamente não é a resposta ideal para a pergunta “por que devo te contratar?”. Novamente, enfatizar os próprios interesses e não os da empresa na contratação é um erro que não deve ser cometido. Tente pensar nas intenções do recrutador ao fazer essa pergunta.

Ele deseja saber como você acha que pode trazer valor para a empresa. É aqui que o seu preparo entra em jogo e se mostra extremamente diferenciador. Saber o que a empresa faz, quais são seus produtos, quais são seus concorrentes e qual sua missão vai ajudar você a escolher as habilidades que encaixem nas necessidades do recrutador. Apenas listar suas habilidades e competências não é uma maneira inteligente de responder a essa pergunta, evite isso ao máximo. Apresente-se como solução.

“Meu antigo chefe era um profissional péssimo”

Pouca coisa demonstra tão bem a falta de profissionalidade quanto falar mal de colegas, chefes e empresas anteriores. Mesmo que a pergunta do recrutador seja especificamente sobre seu emprego antigo, procure respondê-la enfatizando as características positivas: o que você aprendeu, como cresceu profissionalmente e os contatos que fez, por exemplo.

Agora que você já sabe quais frases evitar durante sua entrevista de emprego, confira também as dicas da Microlins sobre a importância da linguagem corporal nessas situações.

Venha para a Microlins!

Quer estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho? A Microlins pode ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Conheça os cursos da Microlins e se capacite ainda mais. Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!

NEWSLETTER

Cadastre-se e recebar novidades, promoções e muito mais
©Microlins Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning