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10 de maio de 2017 • 11h40 • atualizada 10 de maio de 2017
As diferenças entre marketing digital e marketing tradicional

As diferenças entre marketing digital e marketing tradicional

Marketing Digital

Marketing é o processo em que se determina os produtos e serviços que podem interessar aos consumidores e os tipos de estratégia que serão usadas para vendê-los. Com o digital cada vez mais parte do dia a dia do consumidor, essas estratégias vêm sofrendo diversas modificações nos últimos anos. Você já ouviu falar sobre marketing digital? Ainda que não esteja familiarizado com o termo, com certeza já entrou em contato com essa forma de promover um produto ao acessar a internet.

A Microlins reuniu as principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional para você entender de verdade como funciona cada um e como os planos de marketing têm mudado com a era da informação. Confira:

Diferentes estratégias

Tanto o marketing digital como o tradicional são meios de chamar a atenção para o consumo de um produto ou serviço. O marketing tradicional, como o nome já diz, utiliza mídias tradicionais, como a televisão, o rádio, anúncios em jornais, revistas e outdoors. A comunicação com o cliente é feita no sentido “de cima para baixo”, ou seja, a empresa usa os meios de comunicação para passar uma mensagem sobre o serviço que oferece, sem a participação do cliente na construção desse serviço. Espera-se que a mensagem seja recebida de forma positiva e que o leve a consumir o produto.

Já o marketing digital é feito por mídias digitais: as empresas marcam presença em redes sociais, blogs, e-mails e websites acessados diariamente pelos seus consumidores. A relação da empresa com o consumidor é diferente nesse tipo de estratégia, já que a promoção do produto ou serviço da empresa está acontecendo em meios on-line, em que o próprio cliente tem o potencial de produzir conteúdo e compartilhar as suas opiniões, de maneira que a mídia tradicional não poderia possibilitar.

Assim, essas estratégias têm maior foco na personalização dessa interação com o cliente: a comunicação é moldada de acordo com o tipo de cliente que se quer alcançar, e o retorno dele sobre as estratégias usadas para abordá-lo é imediato. A “conversa” com o cliente na internet não se limita ao “de cima para baixo”, e é possível receber um retorno quase instantâneo sobre a forma de abordagem que a empresa optou por usar para promover seus serviços.

Diante de uma comunicação muito mais próxima do consumidor, os meios digitais tornaram-se abertos para a promoção de negócios de todos os tamanhos. O marketing digital é interessante tanto para grandes empresas que trabalham aliadas às estratégias tradicionais, como para pequenos negócios que só conseguem nascer pelo espaço que a internet oferece, como sites especializados em e-commerce e a possibilidade de criação de páginas comerciais no Facebook.

Marketing digital e o consumidor da era da informação

O consumidor da era da informação faz parte da construção da imagem da empresa: suas estratégias mudam de acordo com a resposta imediata dos consumidores e o conteúdo disponibilizado por ela nas suas plataformas digitais é modificado para atingir o seu interesse. O resultado das estratégias da empresa é imediato, diferentemente de anúncios veiculados nas mídias tradicionais.

É possível encontrar diversos comentários sobre os serviços de uma empresa em suas páginas oficiais no Facebook ou Twitter, por exemplo, o que é um exemplo perfeito de como acontece essa interação nos dias atuais. O posicionamento da marca é normalmente quase tão instantâneo quanto a resposta do comentário do consumidor, e a forma como ela lida com o que o cliente tem a dizer faz toda a diferença na sua opinião geral sobre a empresa.

Com o cliente assumindo um papel ativo nos produtos e serviços que está adquirindo, as relações do marketing digital são feitas de forma interativa, usando a tecnologia para diminuir a distância entre marca e consumidor e utilizando a voz ativa de quem consome para adequar-se às suas necessidades.

Tanto o marketing digital como o tradicional seguem relevantes para o mercado atual, mas o mais importante é que as empresas entendam as novas necessidades e posturas de uma geração de consumidores que tem muito a dizer sobre os serviços que elas oferecem.

Quer ser um profissional de marketing digital?

Com o desenvolvimento das estratégias de marketing digital, o mercado de trabalho abriu espaço também para profissionais especializados em colocá-las em prática. Esse tipo de profissional necessita de atualização constante sobre os meios disponíveis para promoção de serviços no mundo on-line, e um jeito de manter-se conectado às tendências é apostar em formações específicas da área.

Se o seu objetivo for tornar o marketing digital parte da sua carreira, a Microlins oferece uma qualificação em Analista de Marketing Digital. Nela, você tem contato com as principais ferramentas presentes no mercado e vai aprender a atuar nas principais áreas do marketing de maneira completa e eficiente, através dos principais conteúdos e processos que envolvem a elaboração de estratégias e planos de marketing digital para internet e redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, entre outras.

Garanta já o seu lugar no mercado do futuro e encontre uma unidade da Microlins perto de você. Seja um vencedor, venha pra Microlins!

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