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24 de novembro de 2017 • 11h29 • atualizada 24 de novembro de 2017
Truques do Excel para você ficar craque na ferramenta

Truques do Excel para você ficar craque na ferramenta

Excel

Não há dúvidas que o Excel é uma das ferramentas mais úteis no mercado de trabalho, não é mesmo? É possível encontrar profissionais lidando com o software diariamente em praticamente todas as áreas, o que torna um conhecimento mais aprofundado sobre ele algo bastante requisitado.

E por conta de sua grande gama de funções, é fácil se perder e acabar ficando um pouquinho lento durante suas tarefas diárias. Então que tal aprender alguns truques para agilizar ainda mais as coisas e deixar sua rotina muito mais produtiva? Vamos lá!

Voltar para a primeira célula da planilha

Em planilhas muito grandes, é comum precisarmos voltar constantemente para o topo do arquivo, algo que pode consumir bastante tempo. Com o atalho “Ctrl + Home”, você volta rapidamente para a primeira célula, facilitando muito seu trabalho.

Colocar a data atual na célula

Colocar a data atual é uma tarefa desempenhada em muitas planilhas por aí, não é mesmo? Olhar o calendário e digitar os dias consome alguns segundos que podem fazer falta em um dia corrido. Para ajeitar isso, use o atalho “Ctrl + :”, que irá inserir o dia atual automaticamente em uma célula.

Coloque o horário atual na célula

Da mesma maneira que o item anterior, use o atalho “Ctrl + Shift + :” para adicionar o horário atual na célula.

Esconda uma coluna

Nem sempre precisamos de todas as colunas visíveis na planilha. Para facilitar a visualização de dados mais importantes, você pode clicar com o botão direito em uma delas e escolher a opção “Ocultar”. Para visualizá-la novamente, basta fazer o mesmo e escolher a opção “Revelar”.

Crie um cálculo de soma

O cálculo de soma é um dos mais comuns durante trabalhos com planilhas. E escrever a fórmula o tempo todo pode consumir um tempo considerável. Para resolver isso, você pode utilizar o atalho “Ctrl + =”.

Crie múltiplas linhas de texto

Escrever dentro de células pode ocupar muito espaço e causar alguns transtornos. Para evitar isso, você pode utilizar o atalho “Alt + Enter” para pular linhas enquanto estiver escrevendo.

Duplique suas planilhas

Usar planilhas anteriores como um template para uma nova inserção de dados é bastante fácil: basta segurar a tecla “Ctrl” e arrastar a planilha desejada para o lado.

Crie um gráfico rapidamente

Para criar um gráfico de forma mais rápida, basta selecionar as células desejadas e utilizar o atalho “F11” para que ele apareça automaticamente.

Adicione comentários a células específicas

Trabalhar em grupo ao redor de alguns arquivos do Excel pode ser um pouco confuso. O recurso de comentários do Excel é muito útil nessas situações, e para utilizá-lo, basta clicar com o botão direito sobre uma célula e selecionar a opção “Inserir comentário”.

Adicione uma linha diagonal em uma célula.

Nem sempre deixar células vazias é uma boa opção. Para resolver isso, você pode criar uma linha diagonal dentro dela. Clique com o botão direito e vá em “Formatar célula”, depois na aba “Borda” e escolha a linha desejada.

Capacite-se na Microlins!

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